Breve histórico
Em 1937, o Professor Isidor I. Rabi observou no Laboratório de Física da Universidade de Columbia o fenômeno quântico apelidado de ressonância magnética nuclear (RMN). Ele reconheceu que os núcleos atômicos mostram sua presença através da absorção ou emissão de ondas de rádio, quando expostos a um campo magnético suficientemente forte. Na década de 70’ os Drs. Raymond Damadian e Paul Lauterbur conseguiram obetar a primeira imagem em um equipamento de RM.
O que é MR
Os equipamentos Ressonância magnética usam fortes campos magnéticos, radio frequências e gradientes de campo para gerar imagens do corpo. A RM não envolve radiação ionizante como raios-x ou tomografia computadorizada.
Durante o exame o paciente ouve alguns tipo de diferentes de ruídos, que são as diferentes sequencias que estão sendo adquiridas, é imprescindível se manter imóvel durante a aquisição das imagens para um exame rápido e com qualidade. O tempo médio dos exames pode variar de 15 a 30min dependendo da região a ser estudada e do equipamento que esta realizando o exame.
Vídeos explicando a ressonância
( inglês e espanhol)